RSS

Dayenne

Ambos ali tinham um tanto de consciência da atmosfera pesada, da nuvem de desconforto que pairava entre eles enquanto entravam no restaurante. Era um lugar lindo, elegante e com um grande ar aristocrático, embora não combinasse com o humor deles. Não estavam de braços dados, nem demonstrando qualquer tipo de afeto, o que é estranho ao meu ver, pois eles formavam um casal incrivelmente bonito. Vi-os entrar e sentarem em uma mesa perto da minha, no reservado do salão. Claro, o reservado não deixava a desejar em matéria de encantamento. O homem devia ter no máximo 28 anos, e a mulher também parecia beirar essa idade. Eles não só formavam um bonito casal, como também eram individualmente belos.

Por uma imensidade de minutos que não contei, ficaram absolutamente calados. Liam o cardápio, e pareciam olhar todos os lados, menos um para o outro. Estavam bem vestidos. O silêncio cortou-se apenas quando a mulher fez o pedido. Pude deduzir, pela sua linguagem corporal, que o homem não queria estar ali. A mulher, por sua vez, parecia estar ansiosa. Ainda demorou um pouco para que o jantar deles chegasse. Quando chegou, comeram devagar e silenciosamente. Depois de servidos e satisfeitos, a mulher pronunciou-se:
- Você não vai falar comigo, Joe?
Ele deu de ombros, sem olhar para ela.
- Não vai nem olhar para mim? - perguntou ela.
Ele levantou a cabeça, relutante, mas olhou-a. Seu olhar era carregado de um ressentimento profundo. Vendo que ela apenas o fitava, ergueu uma sombrancelha.
- Você não queria falar? - perguntou, cheio de sarcasmo.
- Você vai querer ouvir? - ela também era boa na retórica.
- Tanto faz. - Ele desviou os olhos.
Ela suspirou, todos os seus movimentos mostravam a sua impaciência.
- Será que você poderia ser um pouco mais receptivo, Joe?
- E qual é o sentido disso? Você já sabe o que eu penso disso.
- Não, eu não sei. Simplesmente porque você não fala. Esqueceu que parou de falar comigo?
- Para quê você me trouxe aqui? Para me fazer lembrar do que você fez? Para me ferir?
- Não. Estou pedindo, ou melhor, tentando lhe pedir perdão.
- Você? Sabe Dayenne, tanto faz.
- Isso é mentira! Não finja que não se importa, isso é ridículo e infantil. Eu sei que errei quando traí você, mas você sabia muito bem da minha história com ele, podia pelo menos ter me escutado quando tentei me desculpar. E devia me ouvir agora também.
Pela primeira vez na noite, pude ver os olhos do homem se encherem de raiva.

- Escute bem, eu não quero falar sobre isso com você. Não quero nem saber.

Sua voz cortou como faca, e as bases das ações da mulher ruíram. Ela não disse palavra depois disso, apenas olhou-o atônita. Logo, pude ver que ela tinha os olhos cheios de lágrimas. Suas mãos tremiam, e tinha a cabeça baixa.
Em um movimento repentino, aquele torpor explodiu, e ela olhou-o novamente, agora sem lágrimas, e quando falou, sua voz carregava a força impossível de que ela precisava para que suas palavras tivessem o efeito que ela queria.

- É assim que você resolve as coisas?
Ele apenas olhou-a, com o rosto indignado e confuso.
- É assim que acaba com seus problemas? Jogando-os de lado e fingindo que eles não existem? Sua ignorância vai tão longe assim?
Ele fingiu ignorá-la, mas era visível que ele estava absorvendo cada palavra dela.
- Seu covarde. - disse ela simplesmente.

Assim que disse isso, a mulher levantou-se da cadeira e foi embora, deixando para trás coisas que podiam valer muito mais para ela do que para mim, ou para o homem. Sentado, eu olhava agora a expressão de Joe. Ele estava derrotado, e por seu rosto lágrimas de sangue deixavam o caminho que ele havia jogado fora. É incrível como o orgulho pode levar ás pessoas a perderem essas grandes oportunidades. Joe? Bem, ele não foi atrás de Dayenne. Ficou ali sentado, remoendo sua dor sozinho, onde só o que o rondava, era a vergonha e a frustração.
Ele a havia perdido, por ser um completo idiota.
Fiquei sentado, tomando cerveja enquanto desejava áquele homem, a luz que a vida e a estupidez haviam lhe tirado. E que tinha nome:
Dayenne.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS